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Você sabe como gerar uma Tabela Dinâmica utilizando várias Bases de Dados? Assista a este vídeo e descubra como se faz.
No vídeo anterior, você viu como gerar relatórios dinâmicos utilizando tabelas relacionadas.
Neste vídeo, iremos demonstrar como gerar uma Tabela Dinâmica utilizando várias bases armazenadas em diferentes lugares.
Veja este exemplo, nesta Pasta de trabalho encontramos relatórios de vendas de uma loja. Observe, que temos quatro vendedores: vendedor Pedro, a vendedora Ana, vendedor Ricardo e a vendedora Maria.
Os relatórios de cada vendedor, analisam as vendas no primeiro semestre, sendo que essa análise é dividida em duas partes:
O primeiro trimestre de vendas, que vai de janeiro a março, e uma coluna totalizando esses 3 meses, e uma segunda sequência que vai analisar as vendas de abril a junho, apresentando ao lado uma outra coluna totalizando as vendas deste período.
Vamos gerar um relatório de tabela dinâmica de forma que possamos analisar simultaneamente estes quatro relatórios que estão em planilhas diferentes.
Primeiramente, você deve formatar estas bases como tabela. Para isto selecionamos a primeira tabela e na guia Inserir clique no comando Tabela.
Após formatada como tabela, esta base recebe uma guia chamada Design. Observe no Primeiro campo o nome sugerido pelo Excel.
Vamos altera-lo para Pedro, que o nome do primeiro vendedor.
Vamos repetir os mesmos procedimentos para as demais tabelas.
Para esta segunda tabela, vamos atribuir o nome Ana, pois estas informações, são da vendedora Ana.
Para esta terceira tabela, vamos atribuir o nome Ricardo.
E para a quarta tabela, vamos atribuir o nome Maria.
Agora, vamos gerar a Tabela Dinâmica interagindo estas quarto tabelas, para isto selecionamos a primeira tabela, e na guia Inserir clicamos no comando Tabela Dinâmica.
No assistente de criação da Tabela Dinâmica, confirmamos a seleção original, e indicamos que a tabela dinâmica será gerada em uma nova planilha, e como vamos criar um relacionamento com bases diferentes, precisamos habilitar esta opção: Adicionar Estes Dados Ao Modelo De Dados, e clique em ok.
Observe que a base para construção da tabela dinâmica é gerada. No painel lista de Campos, observe que está habilitado a opção águia ativo, ela exibe os campos apenas da tabela que selecionamos para gerar a tabela dinâmica.
Observe que ao lado, temos a comando tudo, e nela podemos visualizar as todas as bases que foram formatadas como tabela.
Agora, basta ativar os campos desejados para criar um relatório interagindo tabelas.
Por exemplo, suponhamos que você queira visualizar o total do primeiro trimestre de todos os vendedores.
Então, na tabela Pedro ativamos o campo produtos e o campo total primeiro Trimestre, na tabela Ana, também ativamos o campo total primeiro Trimestre. Mas, observe que ele gera um relatório muito confuso pois estamos vinculando tabelas com bases diferentes.
Observe também, que um alerta é gerado no painel lista de Campos, indicando que é necessário fazer um relacionamento das bases, pois, estamos interagindo tabelas diferentes. Neste caso, ele irá relacionar esta coluna, pois todas as tabelas possuem esta coluna, que não devem conter informações repetidas, caso contrário o relacionamento não será criado. clique em detectar automaticamente.
Será exibida a janela de configuração do relacionamento das tabelas. Observe que o relacionamento foi efetuado com sucesso clique em fechar e observe que agora a tabela dinâmica consegue gerar um relatório aonde você pode observar as informações com mais clareza.
Na base do vendedor Ricardo, ativamos campo total primeiro Trimestre e também aparece o alerta no painel lista de Campos, indicando que é necessário fazer um relacionamento das bases. clique em detectar automaticamente e após a confirmação clique em fechar.
Na base da vendedora Maria, ativamos campo total primeiro Trimestre e também aparece o alerta no painel lista de Campos, indicando que é necessário fazer um relacionamento das bases. clique em detectar automaticamente e após a confirmação clique em fechar.
Agora sim, veja criamos um relatório utilizando diferentes bases.
Vamos desativar os Totais do primeiro Trimestre para visualizar os totais vendidos no segundo semestre de cada vendedor.
Observe que agora, não será mais solicitado a criação de relacionamento entre as tabelas, pois, esta configuração já foi efetuada nos procedimentos anteriores, não necessitando executar novamente.
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